viernes, 14 de septiembre de 2012

Maquiavélica, Eu.

Ontem escrevi isto no meu mural do Facebook: "Desconto de tempo: fosse eu editora/directora de um jornal (um qualquer) e fazia uma edição AVESTRUZ, sem qualquer referência ao estado do Estado, à classe política, às maleitas várias... só de coisas boas, bons exemplos, boa vida!
Contratem-me, vá, que a OPV não dura para sempre!"


Estava consciente dos riscos que corria, sendo jornalista (sempre achei que testar o limite dos que me conhecem é a única forma honesta de os conhecer), mas a minha proposta de alienação era e é perfeitamente consciente porque não há quem escute no meio de tanto barulho, nauseante e potencialmente inócuo. 
Acho que entrei numa espécie de greve pessoal, quando toda a gente decidiu acordar e desabafar.

(Há quem rejubile porque o PS já está à frente das intenções de voto: mas houve uma debandada geral do PS e entrou sangue novo e esclarecido sobre o que o socialismo significa e ninguém me avisou? Ou são os suspeitos do costume que alicerçam estas intenções de voto? Mas ainda há quem creia nesta alternância partidária?)

Estamos à beira da mudança, estamos a mudar já porque pensar nela é já um passo dela (perdoem-me, mas não estou a conseguir filosofar melhor do que isto)...
E eu acho, por não conceber outra posição que não a do optimismo (as discussões que Saramago teria comigo...), que mudaremos para melhor, para uma vida mais responsável e mais responsabilizante, em que progressivamente contaremos menos, cada vez menos com o Estado e mais connosco...
Eu não tenho lido o suficiente sobre o caso belga, sem governo durante meses, mas merece ser estudado. Inquieta-me.

E agora uma projeção absolutamente maquiavélica, que vai afastar a meia dúzia de leitores que ainda lêem este paleio (mas lá está, eu gosto de vos testar!), e que assenta no lado bom de Passos Coelho falhar:
1- Alguns iluminados do PSD vão contestar a actual liderança.
2- Cai o Governo e volta a haver eleições.
3- Novo congresso PSD empoleira Rui Rio (ainda estão a ler ou já estão a ligar para o 112???).
4- Rui Rio ganha as eleições.
5- Portugal recomeça!

Só Rui Rio mudaria a minha profunda convicção no voto em branco.

5 comentarios:

Fatima Pinto dijo...

Tenciono continua a ler este teu PALEIO, independentemente do tema, pois é um dos poucos prazeres que ainda consigo ter nesta vida!! Relativamente ao voto, para mim já nem em branco!!!No dia em que os votos em branco representarem cadeiras vazias no parlamento..sim, voltarei a exercer esse direito!!!

Suoutubro dijo...

É uma honra ter-te como leitora.

Quanto ao voto em branco, dou-lhe a volta de outra maneira: se o número de votos em branco aumentar (E isto não chega a ser um desejo porque traduz que algo vai mal...), talvez se perceba que o equivalente em cadeiras vazias é representativo da insatisfação. É um sinal e os políticos têm que estar atentos aos sinais (mais tarde ou mais cedo).
Não pode havaer espaço para mensagens dúbias e não votar é passível de várias interpretações: estou-me a cagar para isto; tenho mais que fazer; não acredito no sistema... E dar ao sistema esta margem de dúvidas não me parece eficaz, quando se quer dizer claramente "não concordo com nenhuma das propostas a concurso".

Ana paula dijo...

Tudo de bom para NÒS.....

Maria Fonseca dijo...

Nããã! Devaneia à vontade. Antes do Rio se tornar líder do partido, o Menezes provoca-lhe uma apoplexia, por gastar à fartazana o dinheiro que ele arrecadou nestes últimos anos. (resta-nos o humor negro, outra das coisas que dificilmente nos tirarão)

Suoutubro dijo...

:)e :)