miércoles, 7 de abril de 2010

Estranho a Grécia

Não me lembro do templo de Zeus, mas ainda tenho na memória a vista do Partenon. Dali parece que Atenas rebenta pelas costuras.
E rebenta, pelo menos rebentava a meio da década de 90, em ziguezague, sem passadeiras ou linhas brancas a direccionar o asfalto, os atenienses e os outros que vão a Atenas à procura das raízes.

Depois de me passar uma birra quase inconfessada por não ter ido mais para Leste, consolei-me com a ideia de que se era para começar a descobrir a Europa, que fosse pelas origens da civilização ocidental. Grécia e Itália estavam assim justificadas enquanto destinos de interail.

Ontem voltei à Grécia, à boleia da SIC...
Kolonaki square, a praça do luxo e das vaidades, dizia o taxista, que se queixava dos maus políticos gregos e da preguiça do povo.
Tanto que temos em comum... O fardo da função pública, até o facto da ditadura grega ter caído um mês antes da nossa...
Andam agora os gregos atiçados nas ruas a lutar por melhores condições sociais, deserdados da crise que já não é financeira, nem meramente económica. Em países como Portugal e Grécia nunca deixou de ser social. Formigas na hora da revolta, cigarras a prevenir as causas que a inflamam.
"Somos a primeira geração que sabe que vai viver pior que os nossos pais", dizia a arqueóloga, disposta a ser sindicalista por um ano (curiosa esta ideia)!

Às vezes fico entalada entre o conhecer mais e o conhecer pela primeira vez, entre o que não conheço e o que quero compreender melhor...
Acho que entendi mal Atenas quando lá estive e não me contento por não ter gostado da cidade. Tem que ser muito mais do que eu absorvi... Quero lá voltar e quero dar-lhe uma segunda oportunidade.

No hay comentarios: